Gestao Ambiental
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 FLORESTA TEMPERADA

Ir para baixo 
AutorMensagem
gestão_ambiental




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/03/2008

FLORESTA TEMPERADA Empty
MensagemAssunto: FLORESTA TEMPERADA   FLORESTA TEMPERADA EmptyQui Mar 13, 2008 5:15 pm

Floresta Temperada

A Floresta Temperada pode ser decídua ou caducifólia, quando suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno), ou perenifólias, quando as folhas das arvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega a senicência ou secam. Esses biomas são característicos de locais que apresentam as quatro estações bem nítidas: (primavera, verão, outono e inverno), esse fenômeno permite uma maior adaptação das espécies. Podem ser encontrados nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, na China, nas Coréias e no Japão.

As temperaturas médias anuais são moderadas, variando entre 5º - 20º C em baixas altitudes, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano, índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano, como regra, cerca de 20mm de precipitação mensal para cada 10º C na temperatura proporcionam uma umidade suficiente para as plantas crescerem.

Floresta Temperada caracteriza-se pela presença de inúmeras espécies de árvores como carvalhos, sequóias, pinheiros, cedros, faias, sobreiros (dos quais se extrai a cortiça), etc. No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre. Caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos.
FLORESTA TEMPERADA Veado_2_mini
FLORESTA TEMPERADA Campo_mini

No inverno, sem as folhas, a transpiração é muito pequena. Na primavera, com o aumento do nível de radiação solar, há uma grande profusão de folhas. os solos são podzolizados, e tendem a ser ligeiramente ácidos e moderadamente lixiviados, e são de cor marrom devido ao abundante hpumus orgânico, que são muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes,

A fauna é variada e podem encontrar-se javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, esquilos, veados, ursos, martas, muitos insectos, répteis e aves diversas, algumas de grande porte (águia de asa redonda, águia-real, ...). Aparecem ainda muitos invertebrados. Nalgumas regiões, como forma de adaptação às baixas temperaturas do Inverno, alguns animais migram enquanto que outros hibernam. Outros ainda, como os esquilos, armazenam comida para ser usada durante o Inverno.[img]


Última edição por gestão_ambiental em Ter Abr 22, 2008 6:05 pm, editado 8 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
gestão_ambiental




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/03/2008

FLORESTA TEMPERADA Empty
MensagemAssunto: Re: FLORESTA TEMPERADA   FLORESTA TEMPERADA EmptyQui Mar 13, 2008 6:06 pm

Floresta temperada ou floresta decídua temperada, ou ainda, floresta caducifólia, por causa da queda das suas folhas no período do Inverno, é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas húmidas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga.
As temperaturas médias anuais são moderadas, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano. As quatro estações do ano encontram-se bem definidas. Os índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano. A energia solar que vai incindindo nas regiões de florestas temperadas é maior do que, por exemplo, nas tundras, e consegue atingir mais facilmente o solo, pois existem espaços maiores entre a copa das árvores do que, por exemplo, nas florestas tropicais.

O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgãnica dá-se, sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura.
A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas, como as das florestas da Europa e da América do Norte, às árvores de folhas largas que se mantêm verdes todo o ano, típicas da Flórida e Sul da Nova Zelândia. Há vários tipos de florestas temperadas, mas as árvores de folha caduca são predominantes, embora apresentem também árvores de folha persistente, cujas folhas se encontram transformadas em agulhas.
A vegetação apresenta variações sazonais e o seu crescimento ocorre, sobretudo, na Primavera e no Verão.

Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas.
A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras. Aparecem faias, carvalhos (como o carvalho-roble), castanheiros, abetos (como o abeto branco ou abeto do Canadá, muito frequente na Europa Central) e pinheiros (como o Pinheiro silvestre, comum em vários países da Europa e o Pinheiro-negro). Os abetos encontram-se preferencialmente em solos ricos e húmidos enquanto que os pinheiros, se encontram em solos pobres.

A fauna é variada e podem encontrar-se javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, esquilos, veados, ursos, martas, muitos insectos, répteis e aves diversas, algumas de grande porte (águia de asa redonda, águia-real, ...). Aparecem ainda muitos invertebrados.
Nalgumas regiões, como forma de adaptação às baixas temperaturas do Inverno, alguns animais migram enquanto que outros hibernam. Outros ainda, como os esquilos, armazenam comida para ser usada durante o Inverno.
Ir para o topo Ir para baixo
 
FLORESTA TEMPERADA
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Gestao Ambiental :: Disciplinas: Período 1 :: Ecologia :: Biomas terrestres :: Floresta Temperada-
Ir para: