Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 TRABALHO SOBRE O CICLO DO FÓSFORO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
cynthiaecharles



Mensagens : 3
Data de inscrição : 13/03/2008

MensagemAssunto: TRABALHO SOBRE O CICLO DO FÓSFORO   Sex Maio 09, 2008 5:06 pm

TRABALHO FÍSICA RAMON
Onde estão localizados os principais estoques de fósforo? Como o fósforo e colocado em circulação? Como ele e tirado em circulação ?
No solo, rios, lagos e oceanos bem como em rochas e sedimentos oceânicos. A determinação destas taxas é tão importante quanto a delimitação das quantidades presentes nos diversos compartimentos do ecossistema (pool inorgânico, biomassa vegetal, animal, detritos, etc.). As principais taxas metabólicas que afetam a ciclagem de fósforo nos diversos ecossistemas seriam as seguintes: a) taxa de absorção de fósforo pelos vegetais; b) taxa de consumo de vegetais pelos herbívoros; c) taxas de excreção de fósforo pelos heterótrofos mais abundantes e d) taxa de remineralização de fósforo pelos microorganismos decompositores (bactérias, fungos e leveduras).
Um átomo de fósforo típico, liberado da rocha por desagregação química, pode entrar em uma comunidade terrestre e nela ser ciclado por anos, décadas ou séculos, antes de ser transportado, via água subterrânea, para um curso d`água. Pouco tempo depois do seu ingresso no curso d água (semanas, meses,ou anos), o átomo é transportado para o oceano. Ele faz então, em média, cerca de cem percursos de ida e volta entre águas superficiais e profundas, cada um durando talvez mil anos. Durante cada percurso, ele é absorvido por organismos que habitam a superfície, antes de ser novamente fixado nas profundezas.
Em média, na sua centésima descida ( após dez milhões de anos no oceano),ele deixa de ser liberado como fósforo solúvel, passando a fazer parte do sedimento sob forma particulada. Talvez nos próximos cem milhões de anos o fundo do oceano se eleve por atividades geológicas.
2-De que forma o fósforo é absorvido pelos vegetais?
O fósforo inorgânico é absorvido pelos vegetais sob a forma de ortofosfato (PO43-). Na maioria dos ecossistemas, as quantidades disponíveis de ortofosfato seja no solo seja na água são muito baixas e este elemento é o fator limitante da produção biológica. A eutrofização de corpos d'água, caracterizada por aumento desequilibrado da produção primária, é muitas vezes causada pelo aporte externo de fósforo. Deste modo, o entendimento dos mecanismos que contribuam para aumentar a taxa de circulação do fósforo entre o pool inorgânico e a biomassa são fundamentais em Ecologia.

3- O que ocorre com os ecossistemas quando o fósforo, a partir de ventos e chuvas, é carregado de um lugar para o outro via serrapilheira? O que ocorre com o balanço do fósforo nas áreas que o fósforo foi “levado” e o que ocorre com as áreas que o fósforo chegou. Comente sobre os impactos que este processo pode causar.
Os ecossistemas quando o fósforo por intermédio de ventos e chuvas são levados de um lugar para o outro via serrapilheira ficam, com deficiência de elementos químicos naquele ecossistema, em especifico o fósforo. O fósforo fica escasso no solo diretamente afetado pela chuva e pelos ventos, em abundancia no ecossistema que chegou. O impacto que esse processo pode causar é o empobrecimento do solo de um ecossistema (inicial), e por conseqüência a melhoria na quantidade de fósforo no ecossistema beneficiado, ou seja, o final.

4 – Qual a influência do fósforo na comunidade terrestre?
A influência do fósforo na comunidade terrestre é que ele auxilia diretamente na fertilização dos solos e por conseqüência é absorvido pelas plantas e animais, favorecendo o crescimento e desenvolvimento de um ecossistema.
7– Qual a influência do fósforo na comunidade aquática?
Biomoléculas que contêm fósforo: poderiam
ser citados o DNA e RNA, relacionados
ao controle genético do metabolismo;
o ATP ou trifosfato de adenosina, envolvido nas transferências de energia; ou ainda os fosfolipídios, componentes das membranas biológicas. Biomoléculas que contêm nitrogênio: DNA e RNA, participantes
do metabolismo de controle; proteínas, moléculas com função plástica,
catalisadora e de defesa.


8 Qual a influência do fósforo nos sedimentos oceânicos?
9– Qual a influência do fósforo nas rochas?
10 - Qual a influência do fósforo nas atividades humanas?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
TRABALHO SOBRE O CICLO DO FÓSFORO
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Trabalho sobre um corpo
» queima da palha de aço
» trabalho sobre velocidade e coeficiente de re
» Trabalho sobre a massa variável?
» Máquina térmica - ciclo de Carnot

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Gestao Ambiental :: Disciplinas: Período 1 :: Ecologia :: Ciclo de Nutrientes :: Ciclo do Fósforo-
Ir para: