Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  LoginLogin  
Compartilhe | 
 

 INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
flaviane



Mensagens: 1
Data de inscrição: 14/03/2008

MensagemAssunto: INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS   Sex Mar 14, 2008 1:01 am

DESERTOS

Deserto é uma forma de paisagem ou região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Apesar de poucas chuvas caírem no deserto, estes recebem águas correntes de fontes efêmeras alimentadas pelas chuvas e neves de montanhas próximas. Formam - se lagos onde a chuva ou águas de degelo no interior de bacias de drenagem é suficiente. Estas áreas deram forma ao ambiente árido ou foram expostas pela erosão. Os desertos também são posições ideais para que artefatos humanos e fósseis sejam preservados por causa do seu clima seco. Como conseqüência ,os desertos tem reputação de serem incapazes de sustentar vidas, comparando – se com regiões mais úmidas, porém, frequentemente abrigam uma riqueza de vida normalmente escondida durante o dia, devido as suas altas temperaturas. A fauna predominante é formada por roedores, répteis e insetos, onde os animais e plantas precisam de quantidade mínima de água para sobreviverem.

A vegetação do deserto enquadra –se em dois padrões de comportamento contrários:

Espécies de vida restrita, estimuladas pelas chuvas imprevisíveis, de crescimento rápido e reprodução acelerada (Oásis).

Seres perenes com processos fisiológicos lentos. Exemplo: Cactos, espécies arbustivas de pequeno porte. A relativa pobreza de vida animal reflete principalmente na baixa produtividade da vegetação .
Os climas desérticos, podem variar de acordo com a suas localizações.

CURIOSIDADES:
Você sabia que o maior deserto do mundo, não é o deserto do SAARA? Mas sim, a Antartica.
Alguns desertos são bem propicios a extração de minerais como: Ferro, Chumbo, Cobre e Zinco.

Há indicios que paisagens deserticas eram encontradas em grande escala na BAHIA.


Alguns dos maiores e mais conhecidos desertos do mundo
Deserto do Saara - Africa
Deserto do Kalahari - Africa
Deserto do Taklamakan - Asia
Deserto do Namibe - Africa
Deserto do Atacama - Chile

A maioria dos principais desertos do mundo são desertos de ventos de comércio que significa: os ventos secos dissipam a tampa das nuvens, que permitem por sua vez , que mais luz solar aqueça a terra. Exemplo: O Saara que viu as temperaturas tão elevadas quanto 56° C, é um deserto de vento de comércio.

Em relação a topografia dos desertos , existem lugares que apesar de estarem fora da linha dos 30° C, são áreas desérticas, devido a perda de umidade que ocorre em outras áreas. Isso faz com que chova em outros locais, deixando áreas de proximidade castigada pela seca.

Mesmo sendo considerado àrido, a aridez sozinha não forma uma descriçao exata do que é um deserto. A diferença está na evaporização, que é uma combinação da perda de água por evaporação atmosferica da água do solo mais a perda de água atraves do processos vitais das plantas (fotossintese). O potencila de evapotranspiração, é portanto, a quantidade de águaque poderia evaporar numa região.

Dito isso, há diferentes formas de desertos: Desertos frios podem ser cobertos por neve, não recebem muita chuva, e a que cai permanece congelada.
A maioria dos deserto não polares, ocorrem porque eles tem pouquissima água. A água tende a refrescar , ou pelo menos moderar os efeitos do clima sobre ele que é abundante.

A areia cobre apenas 20% dos desertos terrestres. Quase 50% das superficies dos desertos são planicies onde a ação eólica expôs o cascalho solto.

A maioria das plantas são tolerantes a seca e a saleinidade, tais como as xerófitas. Algumas armazenam água em suas folhas, raízes e caules.Outras tem longas raízes que penetram até o lençol freático, firmam o solo e evitam erosão. Tem cobertura vegetal espersa, porém, muito diversificada.

Desertos de ventos Contra - Alisios : Ocorre em duas faixas do globo e se formam pelo aquecimento ou junto a região equatorial.

Monção: Sistema de vento com acentuada reversão sazonal. Se desenvolvem em resposta a variações de temperatura entre continentes e oceanos.

Polares: Area de precipitação média. São principalmente, leitos de rochas ou planicies de cascalho e ventos secos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 

INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Dúvida sobre eletrostática
» Slides sobre ABNT
» Redação sobre a FOME
» Redação sobre a globalização
» Download de livros sobre runas

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Gestao Ambiental ::  ::  ::  :: -