Gestao Ambiental
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Informação sobre Tundra

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
ramon
Admin



Mensagens : 52
Data de inscrição : 12/03/2008

Informação sobre Tundra Empty
MensagemAssunto: Informação sobre Tundra   Informação sobre Tundra EmptyQui Mar 13, 2008 7:12 pm

TUNDRA



Biótopo - Zonas que limitam com os glaciares. Existe apenas no Norte do planeta. O Verão é breve e o Inverno longo e frio. Temperatura média anual muito baixa. O solo está gelado durante a maior parte do ano e é, na sua maioria, constituído por pântanos.

Biocenose - A vegetação é escassa, composta essencialmente por musgos e líquenes e alguns arbustos pequenos. Quando se inicia o curto Verão da tundra surgem espécies vindas de sul – lemingues, lebres do árctico, caribús, renas, raposas, lobos… e várias aves migradoras (cerca de uma centena) que aí têm o seu território de reprodução.



1) Qual a definição do bioma tratado pelo grupo?

A Tundra, cujo nome significa planície pantanosa, distribui-se ao redor do Pólo Norte, acima de 60 graus de latitude norte. É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Desenvolve-se ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado. O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidas e armazenadas no verão.
A diversidade de espécies da tundra é relativamente pequena. As comunidades de plantas são normalmente constituídas por algumas poucas espécies de plantas anãs, algumas poucas espécies de grama, juncos e musgos. O lemingue, um pequeno roedor, é um dos representantes da fauna adaptado para prosperar neste ambiente hostil, escondendo-se abaixo da neve e nutrindo-se da matéria vegetal armazenada. Ele faz parte da cadeia alimentar de consumidores de níveis tróficos mais elevado, como corujas da neve, raposas e lobos.
2) Onde estão localizados os principais biomas do tratado?
Localizam no Norte do Alasca e do Canadá, Groelândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria
3) como é o clima predominante no referido bioma?

3.1 – Temperatura
Apresenta invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, com uma temperatura média entre -28ºC e -34ºC(não excedendo os -6ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao solo e apenas a procurar comida para se manterem quentes
É só no Verão(com a duração de cerca de 2 meses, em que a duração do dia fica por volta de 24h e quando temperatura não excede os 10ºC) que a camada superficial do solo descongela, mas a água não consegue se infiltrar pelas camadas inferiores.
3.2 – Precipitação
As quantidades de precipitação são muito pequenas(entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida). Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto úmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo permafrost, no verão.

3.3 – topografia
A Europa apresenta uma altitude média de 340m, a menor de todos os continentes. Distinguem-se duas regiões geomorfológicas: a setentrional e a meridional. Na primeira, o relevo apresenta velhos maciços nivelados e planícies, entre elas as bacias sedimentares de Londres, de Paris, da Suábia e da Francônia; as planícies da Alsácia, do leito médio do Reno, da Bélgica e dos Países Baixos; os maciços montanhosos da Escandinávia, da Escócia e da Irlanda; as montanhas inglesas, os Urais, os Vosges, as Ardenas, a floresta Negra, o maciço xistoso renano, o Harz, a floresta da Boêmia e o maciço central francês.
A região meridional apresenta longas cadeias montanhosas, que se estendem desde a cordilheira Penibética, na Andaluzia, até o Cáucaso, e incluem os Pireneus, os Alpes, os Apeninos, os Cárpatos e os Balcãs. Nessas montanhas encontram-se os mais altos cumes da Europa, como o monte Branco (4.807m).

3.4 – influência das correntes oceânicas
Devido ao seu litoral muito recortado, a influência oceânica é grande, e as tempe3raturas são geralmente amenas (não há extremos acentuados), com precipitações que oscilam entre 500 e 1000 mm anuais. Alternam-se em seu relevo extensas planícies, maciços pré-cambrianos ou palezóicos..



Obs.: para alguns biomas nem todos esses fatores são importantes.

3.5 – Sazonalidade ( chove o ano todo ou apenas em algumas estações)
A água no solo permanece congelada por todo ano, criando uma seca permanente exceto quando o sol aquece a efetiva superfície do solo.

4) como é a estrutura da flora?
A flora da Antártica, ao contrário, contém apenas duas espécies nativas de plantas vasculares, e alguns liquens e musgos que sustentam poucos invertebrados pequenos.

4.1 – Diversidade
A diversidade biológicas da Antarcitca estão concentradas na costa e dependem quase totalmente de recursos obtidos do mar.

4.2 – altura da flora
É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. O conjunto atinge 15 a 30cm de altura, em média. Os raros arbustos não ultrapassam um metro de altura.

4.3 – produtividade vegetal ( quantidade de fotossíntesse realizada);
Durante o curto verão, o sol permanece no céu por aproximadamente 24 horas cada dia. Isto significa que as plantas podem continuar com a fotossíntese a maior parte do tempo. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidos e armazenados nesta estação. A matéria orgânica acumulada é capaz de sustentar os consumidores.

4.4 – sazonalidade (se as plantas crescem todo ano ou apenas em algumas estações);

A vegetação predominante é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura. As plantas com raízes longas não se podem desenvolver pois o subsolo permanece gelado, pelo que não há árvores. Por outro lado, como as temperaturas são muito baixas, a matéria orgânica decompõe-se muito lentamente e o crescimento da vegetação é lento.
Uma adaptação que as plantas destas regiões desenvolveram é o crescimento em maciços, o que as ajuda a evitar o ar frio. Mas as adaptações das plantas típicas da Tundra não ficam por aqui. Crescem junto ao solo o que as protege dos ventos fortes e as folhas são pequenas, retendo, com maior facilidade, a humidade.
Apesar das condições inóspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra Ártica.

5) como é a estrutura da fauna?
5.1 – Diversidade
Entre os animais que compõem a fauna canadense podemos assinalar, no norte, espécies como almiscareiros, renas, ursos polares, raposas, lobos e mucuras árticos. Entre as províncias da Nova Escócia e Yukon pode-se ver o auta, enquanto que o caribú encontra-se nos bosques do norte; o cervo de cauda branca e o búfalo dos bosques no sudeste e o bisonte, infelizmente, só nos parques nacionais. Nas cordilheiras costumam habitar cabras monteses, caribús de monte e ursos pardos.
Quanto à ornitofauna milhares de aves migratórias cruzam os céus. Destacam os gansos canadenses e ocas selvagens. Existem muitos tipos de perdizes, nambús e açores; são numerosas as águias douradas, corujas e corvos. As aves canoras mais singulares compreendem as verdilhões, pinta-roxos sarçais e várias qualidades de tentilhões. Entre as aves marinhas encontramos patos, gansos, cormoranes, andurinhas e pássaros bobos. Os amantes das aves encontrarão territórios ideais ao longo de todo Canadá (especialmente no litoral de Fundy - concretamente nesta última região contabilizaram-se recentemente mais de 350 espécies).
Por outro lado, a riqueza em espécies marinhas é impressionante. Na British Columbia pode-se encontrar peixes como o salmão, lucio, perca e umbra. No Atlântico bacalhau, cavala, peixe espada e, em especial, atum gigante. De água doce encontram-se a truta e o salmão Atlântico. Nos rios de Quebec há grande quantidade de lucios, robalos, trutas e "ouananiches", uma espécie de salmão. O peixe almiscaleiro, a truta, o robalo, a perca e o esturjão percorrem as incontáveis águas do Ontario.
Durante o verão podem-se ver as baleias brancas que chegam às Baias de Terranova, Hudson o às costas da British Columbia, enquanto que na primavera, as baleias cinzas percorrem a costa oeste ao emigrar desde México até Alaska

5.2 – Tamanho dos animais

Os animais que habitam o Tandra têm diversos tamanhos, variando conforme a espécie. Podemos mencionar aqui o urso polar, como sendo o maior.
A fauna é composta na sua maioria de animais migratórios que chegam durante o verão, mas alguns animais são residentes como o caribu, as raposas, as aves predadoras, o urso polar e pequenos mamíferos que constroem túneis no manto da vegetação, como os lemingues.

5.3 – Sazonalidade
Não influência negativa no desenvolvimento da fauna, pois é adaptada ao ambiente.

6) solos
Todo o solo passa o inverno congelado e durante o verão apenas uma fina camada superior, cerca de 15 cm, descongela, e, o subsolo que continua congelado é chamado em inglês de permafrost. Com isso, a tundra possui um solo com pouca profundidade e encharcado durante o verão, devido à precipitação, o que possibilita o crescimento da vegetação, que é formada principalmente por gramíneas, plantas lenhosas anãs e liquens.
7) (facultativa) como se deu a evolução do bioma tratado desde a última era gracial?



Glossário:

Biótopo – Meio físico onde vivem os seres vivos;

Biocenose – Conjunto de seres vivos ou populações que ocupam uma área natural e das relações que se estabelecem entre eles;

População – conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vive num determinado local e durante um certo período de tempo.
permafrost,
O permafrost é o tipo de solo encontrado na região do Ártico.
É constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados. Esta camada é recoberta por uma camada de gelo e neve que, se no inverno chega a atingir 300 metros de profundidade em alguns locais, ao se derreter no verão, reduz-se para de 0,5 a 2 metros, tornando a superfície do solo pantanosa, uma vez que as águas não são absorvidas pelo solo congelado.
Recomenda-se cuidado ao erigir edificações ou pavimentação neste tipo de solo, uma vez que, se a camada de permafrost for rompida, a edificação ou a pista pavimentada pode afundar no terreno.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Permafrost"


Nayane, Moreira, Aparecida.

13/03/2008.
Ir para o topo Ir para baixo
https://gaunipac.forumeiros.com
Vicente




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/03/2008
Idade : 56

Informação sobre Tundra Empty
MensagemAssunto: Re: Informação sobre Tundra   Informação sobre Tundra EmptySáb Mar 15, 2008 6:44 pm

ramon escreveu:
TUNDRA



Biótopo - Zonas que limitam com os glaciares. Existe apenas no Norte do planeta. O Verão é breve e o Inverno longo e frio. Temperatura média anual muito baixa. O solo está gelado durante a maior parte do ano e é, na sua maioria, constituído por pântanos.

Biocenose - A vegetação é escassa, composta essencialmente por musgos e líquenes e alguns arbustos pequenos. Quando se inicia o curto Verão da tundra surgem espécies vindas de sul – lemingues, lebres do árctico, caribús, renas, raposas, lobos… e várias aves migradoras (cerca de uma centena) que aí têm o seu território de reprodução.



1) Qual a definição do bioma tratado pelo grupo?

A Tundra, cujo nome significa planície pantanosa, distribui-se ao redor do Polo Norte, acima de 60 graus de latitude norte. É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Desenvolve-se ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado. O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidas e armazenadas no verão.
A diversidade de espécies da tundra é relativamente pequena. As comunidades de plantas são normalmente constituídas por algumas poucas espécies de plantas anãs, algumas poucas espécies de grama, juncos e musgos. O lemingue, um pequeno roedor, é um dos representantes da fauna adaptado para prosperar neste ambiente hostil, escondendo-se abaixo da neve e nutrindo-se da matéria vegetal armazenada. Ele faz parte da cadeia alimentar de consumidores de níveis tróficos mais elevado, como corujas da neve, raposas e lobos.

2) Onde estão localizados os principais biomas do tratado?
Localizam no Norte do Alasca e do Canadá, Groelândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria

3) como é o clima predominante no referido bioma?

3.1 – Temperatura
Apresenta invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, com uma temperatura média entre -28ºC e -34ºC(não excedendo os -6ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao solo e apenas a procurar comida para se manterem quentes
É só no Verão(com a duração de cerca de 2 meses, em que a duração do dia fica por volta de 24h e quando temperatura não excede os 10ºC) que a camada superficial do solo descongela, mas a água não consegue se infiltrar pelas camadas inferiores.
3.2 – Precipitação
As quantidades de precipitação são muito pequenas(entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida). Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto úmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo permafrost, no verão.

3.3 – topografia
A Europa apresenta uma altitude média de 340m, a menor de todos os continentes. Distinguem-se duas regiões geomorfológicas: a setentrional e a meridional. Na primeira, o relevo apresenta velhos maciços nivelados e planícies, entre elas as bacias sedimentares de Londres, de Paris, da Suábia e da Francônia; as planícies da Alsácia, do leito médio do Reno, da Bélgica e dos Países Baixos; os maciços montanhosos da Escandinávia, da Escócia e da Irlanda; as montanhas inglesas, os Urais, os Vosges, as Ardenas, a floresta Negra, o maciço xistoso renano, o Harz, a floresta da Boêmia e o maciço central francês.
A região meridional apresenta longas cadeias montanhosas, que se estendem desde a cordilheira Penibética, na Andaluzia, até o Cáucaso, e incluem os Pireneus, os Alpes, os Apeninos, os Cárpatos e os Balcãs. Nessas montanhas encontram-se os mais altos cumes da Europa, como o monte Branco (4.807m).

3.4 – influência das correntes oceânicas
Devido ao seu litoral muito recortado, a influência oceânica é grande, e as tempe3raturas são geralmente amenas (não há extremos acentuados), com precipitações que oscilam entre 500 e 1000 mm anuais. Alternam-se em seu relevo extensas planícies, maciços pré-cambrianos ou palezóicos..



Obs.: para alguns biomas nem todos esses fatores são importantes.


3.5 – Sazonalidade ( chove o ano todo ou apenas em algumas estações)
A água no solo permanece congelada por todo ano, criando uma seca permanente exceto quando o sol aquece a efetiva superfície do solo.

4) como é a estrutura da flora?
A flora da Antártica, ao contrário, contém apenas duas espécies nativas de plantas vasculares, e alguns liquens e musgos que sustentam poucos invertebrados pequenos.

4.1 – Diversidade
A diversidade biológicas da Antarcitca estão concentradas na costa e dependem quase totalmente de recursos obtidos do mar.

4.2 – altura da flora
É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. O conjunto atinge 15 a 30cm de altura, em média. Os raros arbustos não ultrapassam um metro de altura.

4.3 – produtividade vegetal ( quantidade de fotossíntesse realizada);
Durante o curto verão, o sol permanece no céu por aproximadamente 24 horas cada dia. Isto significa que as plantas podem continuar com a fotossíntese a maior parte do tempo. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidos e armazenados nesta estação. A matéria orgânica acumulada é capaz de sustentar os consumidores.

4.4 – sazonalidade (se as plantas crescem todo ano ou apenas em algumas estações);

A vegetação predominante é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura. As plantas com raízes longas não se podem desenvolver pois o subsolo permanece gelado, pelo que não há árvores. Por outro lado, como as temperaturas são muito baixas, a matéria orgânica decompõe-se muito lentamente e o crescimento da vegetação é lento.
Uma adaptação que as plantas destas regiões desenvolveram é o crescimento em maciços, o que as ajuda a evitar o ar frio. Mas as adaptações das plantas típicas da Tundra não ficam por aqui. Crescem junto ao solo o que as protege dos ventos fortes e as folhas são pequenas, retendo, com maior facilidade, a humidade.
Apesar das condições inóspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra Ártica.

5) como é a estrutura da fauna?
5.1 – Diversidade
Entre os animais que compõem a fauna canadense podemos assinalar, no norte, espécies como almiscareiros, renas, ursos polares, raposas, lobos e mucuras árticos. Entre as províncias da Nova Escócia e Yukon pode-se ver o auta, enquanto que o caribú encontra-se nos bosques do norte; o cervo de cauda branca e o búfalo dos bosques no sudeste e o bisonte, infelizmente, só nos parques nacionais. Nas cordilheiras costumam habitar cabras monteses, caribús de monte e ursos pardos.
Quanto à ornitofauna milhares de aves migratórias cruzam os céus. Destacam os gansos canadenses e ocas selvagens. Existem muitos tipos de perdizes, nambús e açores; são numerosas as águias douradas, corujas e corvos. As aves canoras mais singulares compreendem as verdilhões, pinta-roxos sarçais e várias qualidades de tentilhões. Entre as aves marinhas encontramos patos, gansos, cormoranes, andurinhas e pássaros bobos. Os amantes das aves encontrarão territórios ideais ao longo de todo Canadá (especialmente no litoral de Fundy - concretamente nesta última região contabilizaram-se recentemente mais de 350 espécies).
Por outro lado, a riqueza em espécies marinhas é impressionante. Na British Columbia pode-se encontrar peixes como o salmão, lucio, perca e umbra. No Atlântico bacalhau, cavala, peixe espada e, em especial, atum gigante. De água doce encontram-se a truta e o salmão Atlântico. Nos rios de Quebec há grande quantidade de lucios, robalos, trutas e "ouananiches", uma espécie de salmão. O peixe almiscaleiro, a truta, o robalo, a perca e o esturjão percorrem as incontáveis águas do Ontario.
Durante o verão podem-se ver as baleias brancas que chegam às Baias de Terranova, Hudson o às costas da British Columbia, enquanto que na primavera, as baleias cinzas percorrem a costa oeste ao emigrar desde México até Alaska

5.2 – Tamanho dos animais

Os animais que habitam o Tandra têm diversos tamanhos, variando conforme a espécie. Podemos mencionar aqui o urso polar, como sendo o maior.
A fauna é composta na sua maioria de animais migratórios que chegam durante o verão, mas alguns animais são residentes como o caribu, as raposas, as aves predadoras, o urso polar e pequenos mamíferos que constroem túneis no manto da vegetação, como os lemingues.

5.3 – Sazonalidade
Não influência negativa no desenvolvimento da fauna, pois é adaptada ao ambiente.

6) solos
Todo o solo passa o inverno congelado e durante o verão apenas uma fina camada superior, cerca de 15 cm, descongela, e, o subsolo que continua congelado é chamado em inglês de permafrost. Com isso, a tundra possui um solo com pouca profundidade e encharcado durante o verão, devido à precipitação, o que possibilita o crescimento da vegetação, que é formada principalmente por gramíneas, plantas lenhosas anãs e liquens.
7) (facultativa) como se deu a evolução do bioma tratado desde a última era gracial?



Glossário:

Biótopo – Meio físico onde vivem os seres vivos;

Biocenose – Conjunto de seres vivos ou populações que ocupam uma área natural e das relações que se estabelecem entre eles;

População – conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vive num determinado local e durante um certo período de tempo.
permafrost,
O permafrost é o tipo de solo encontrado na região do Ártico.
É constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados. Esta camada é recoberta por uma camada de gelo e neve que, se no inverno chega a atingir 300 metros de profundidade em alguns locais, ao se derreter no verão, reduz-se para de 0,5 a 2 metros, tornando a superfície do solo pantanosa, uma vez que as águas não são absorvidas pelo solo congelado.
Recomenda-se cuidado ao erigir edificações ou pavimentação neste tipo de solo, uma vez que, se a camada de permafrost for rompida, a edificação ou a pista pavimentada pode afundar no terreno.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Permafrost"


Nayane, Moreira, Aparecida.

13/03/2008.
Ir para o topo Ir para baixo
Vicente




Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/03/2008
Idade : 56

Informação sobre Tundra Empty
MensagemAssunto: Re: Informação sobre Tundra   Informação sobre Tundra EmptySeg Mar 17, 2008 10:47 am

ramon escreveu:
TUNDRA



Biótopo - Zonas que limitam com os glaciares. Existe apenas no Norte do planeta. O Verão é breve e o Inverno longo e frio. Temperatura média anual muito baixa. O solo está gelado durante a maior parte do ano e é, na sua maioria, constituído por pântanos.

Biocenose - A vegetação é escassa, composta essencialmente por musgos e líquenes e alguns arbustos pequenos. Quando se inicia o curto Verão da tundra surgem espécies vindas de sul – lemingues, lebres do árctico, caribús, renas, raposas, lobos… e várias aves migradoras (cerca de uma centena) que aí têm o seu território de reprodução.



A Tundra, cujo nome significa planície pantanosa, distribui-se ao redor do Pólo Norte, acima de 60 graus de latitude norte. É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Desenvolve-se ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado. O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidas e armazenadas no verão.
A diversidade de espécies da tundra é relativamente pequena. As comunidades de plantas são normalmente constituídas por algumas poucas espécies de plantas anãs, algumas poucas espécies de grama, juncos e musgos. O lemingue, um pequeno roedor, é um dos representantes da fauna adaptado para prosperar neste ambiente hostil, escondendo-se abaixo da neve e nutrindo-se da matéria vegetal armazenada. Ele faz parte da cadeia alimentar de consumidores de níveis tróficos mais elevado, como corujas da neve, raposas e lobos.

Os principais biomas de Tundra estão localizados no Norte do Alasca e do Canadá, Groelândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Sibéria

Apresenta invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, com uma temperatura média entre -28ºC e -34ºC(não excedendo os -6ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao solo e apenas a procurar comida para se manterem quentes
É só no Verão(com a duração de cerca de 2 meses, em que a duração do dia fica por volta de 24h e quando temperatura não excede os 10ºC) que a camada superficial do solo descongela, mas a água não consegue se infiltrar pelas camadas inferiores.

As quantidades de precipitação são muito pequenas(entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida). Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto úmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo permafrost, no verão.

A Europa apresenta uma altitude média de 340m, a menor de todos os continentes. Distinguem-se duas regiões geomorfológicas: a setentrional e a meridional. Na primeira, o relevo apresenta velhos maciços nivelados e planícies, entre elas as bacias sedimentares de Londres, de Paris, da Suábia e da Francônia; as planícies da Alsácia, do leito médio do Reno, da Bélgica e dos Países Baixos; os maciços montanhosos da Escandinávia, da Escócia e da Irlanda; as montanhas inglesas, os Urais, os Vosges, as Ardenas, a floresta Negra, o maciço xistoso renano, o Harz, a floresta da Boêmia e o maciço central francês.
A região meridional apresenta longas cadeias montanhosas, que se estendem desde a cordilheira Penibética, na Andaluzia, até o Cáucaso, e incluem os Pireneus, os Alpes, os Apeninos, os Cárpatos e os Balcãs. Nessas montanhas encontram-se os mais altos cumes da Europa, como o monte Branco (4.807m).

Devido ao seu litoral muito recortado, a influência oceânica é grande, e as tempe3raturas são geralmente amenas (não há extremos acentuados), com precipitações que oscilam entre 500 e 1000 mm anuais. Alternam-se em seu relevo extensas planícies, maciços pré-cambrianos ou palezóicos..

Obs.: para alguns biomas nem todos esses fatores são importantes.

A água no solo permanece congelada por todo ano, criando uma seca permanente exceto quando o sol aquece a efetiva superfície do solo.

A flora da Antártica, ao contrário, contém apenas duas espécies nativas de plantas vasculares, e alguns liquens e musgos que sustentam poucos invertebrados pequenos.

A diversidade biológicas da Antarcitca estão concentradas na costa e dependem quase totalmente de recursos obtidos do mar.


É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. O conjunto atinge 15 a 30cm de altura, em média. Os raros arbustos não ultrapassam um metro de altura.


Durante o curto verão, o sol permanece no céu por aproximadamente 24 horas cada dia. Isto significa que as plantas podem continuar com a fotossíntese a maior parte do tempo. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidos e armazenados nesta estação. A matéria orgânica acumulada é capaz de sustentar os consumidores.


A vegetação predominante é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura. As plantas com raízes longas não se podem desenvolver pois o subsolo permanece gelado, pelo que não há árvores. Por outro lado, como as temperaturas são muito baixas, a matéria orgânica decompõe-se muito lentamente e o crescimento da vegetação é lento.
Uma adaptação que as plantas destas regiões desenvolveram é o crescimento em maciços, o que as ajuda a evitar o ar frio. Mas as adaptações das plantas típicas da Tundra não ficam por aqui. Crescem junto ao solo o que as protege dos ventos fortes e as folhas são pequenas, retendo, com maior facilidade, a humidade.
Apesar das condições inóspitas, existe uma grande variedade de plantas que vivem na Tundra Ártica.


Entre os animais que compõem a fauna canadense podemos assinalar, no norte, espécies como almiscareiros, renas, ursos polares, raposas, lobos e mucuras árticos. Entre as províncias da Nova Escócia e Yukon pode-se ver o auta, enquanto que o caribú encontra-se nos bosques do norte; o cervo de cauda branca e o búfalo dos bosques no sudeste e o bisonte, infelizmente, só nos parques nacionais. Nas cordilheiras costumam habitar cabras monteses, caribús de monte e ursos pardos.
Quanto à ornitofauna milhares de aves migratórias cruzam os céus. Destacam os gansos canadenses e ocas selvagens. Existem muitos tipos de perdizes, nambús e açores; são numerosas as águias douradas, corujas e corvos. As aves canoras mais singulares compreendem as verdilhões, pinta-roxos sarçais e várias qualidades de tentilhões. Entre as aves marinhas encontramos patos, gansos, cormoranes, andurinhas e pássaros bobos. Os amantes das aves encontrarão territórios ideais ao longo de todo Canadá (especialmente no litoral de Fundy - concretamente nesta última região contabilizaram-se recentemente mais de 350 espécies).
Por outro lado, a riqueza em espécies marinhas é impressionante. Na British Columbia pode-se encontrar peixes como o salmão, lucio, perca e umbra. No Atlântico bacalhau, cavala, peixe espada e, em especial, atum gigante. De água doce encontram-se a truta e o salmão Atlântico. Nos rios de Quebec há grande quantidade de lucios, robalos, trutas e "ouananiches", uma espécie de salmão. O peixe almiscaleiro, a truta, o robalo, a perca e o esturjão percorrem as incontáveis águas do Ontario.
Durante o verão podem-se ver as baleias brancas que chegam às Baias de Terranova, Hudson o às costas da British Columbia, enquanto que na primavera, as baleias cinzas percorrem a costa oeste ao emigrar desde México até Alaska


Os animais que habitam o Tandra têm diversos tamanhos, variando conforme a espécie. Podemos mencionar aqui o urso polar, como sendo o maior.
A fauna é composta na sua maioria de animais migratórios que chegam durante o verão, mas alguns animais são residentes como o caribu, as raposas, as aves predadoras, o urso polar e pequenos mamíferos que constroem túneis no manto da vegetação, como os lemingues.

As condições climáticas não influência negativa no desenvolvimento da fauna, pois é adaptada ao ambiente.


Todo o solo passa o inverno congelado e durante o verão apenas uma fina camada superior, cerca de 15 cm, descongela, e, o subsolo que continua congelado é chamado em inglês de permafrost. Com isso, a tundra possui um solo com pouca profundidade e encharcado durante o verão, devido à precipitação, o que possibilita o crescimento da vegetação, que é formada principalmente por gramíneas, plantas lenhosas anãs e liquens.




Glossário:

Biótopo – Meio físico onde vivem os seres vivos;

Biocenose – Conjunto de seres vivos ou populações que ocupam uma área natural e das relações que se estabelecem entre eles;

População – conjunto dos indivíduos da mesma espécie que vive num determinado local e durante um certo período de tempo.
permafrost,
O permafrost é o tipo de solo encontrado na região do Ártico.
É constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados. Esta camada é recoberta por uma camada de gelo e neve que, se no inverno chega a atingir 300 metros de profundidade em alguns locais, ao se derreter no verão, reduz-se para de 0,5 a 2 metros, tornando a superfície do solo pantanosa, uma vez que as águas não são absorvidas pelo solo congelado.
Recomenda-se cuidado ao erigir edificações ou pavimentação neste tipo de solo, uma vez que, se a camada de permafrost for rompida, a edificação ou a pista pavimentada pode afundar no terreno.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Permafrost"


Nayane, Moreira, Aparecida.

13/03/2008.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Informação sobre Tundra Empty
MensagemAssunto: Re: Informação sobre Tundra   Informação sobre Tundra Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Informação sobre Tundra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Gestao Ambiental :: Disciplinas: Período 1 :: Ecologia :: Biomas terrestres :: Tundra-
Ir para: