Gestao Ambiental
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!!

Ir para baixo 
AutorMensagem
Mauricio Navarro Filho




Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2008

BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Empty
MensagemAssunto: BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!!   BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! EmptySáb Mar 15, 2008 11:53 am

Bioma


Floresta Tropical Pluvial
BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Flores13

Neste bioma está contido a maior diversidade de espécies ( fauna e flora ) se comparada a qualquer outra região do planeta.
Tem como característica sua cor escura exceto onde as árvores caem criando as “ clareiras “ permitindo a penetração dos raios solares até as árvores mais novas, proporcionando através da fotossíntese seu crescimento.
As principias florestas tropicais pluviais do mundo estão localizadas na África central, no sudeste da Ásia, na América do sul e central, na ilha Madagascar, e na Indonésia.

BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Locali11

O clima onde elas se desenvolvem são quentes e muito úmidos com alto índice de precipitações recebendo pelo menos 2000 mm de chuva ao ano, com no mínimo 100mm em cada mês.
Os solos são desprovidos de matéria orgânica e argila assumem cor avermelhada dos óxidos de ferro e alumínio e tem pouca capacidade de reter nutrientes, em decorrência desse fato temos uma vegetação de aproximadamente 8 mil espécies vegetais compostas por um continuo dossel ( copa de arvores ) perene ( folhas continuas independente da estação do ano ) altas elevando-se até 30-40m, com arvores emergentes ocasionais, que ultrapassam a copa até altitudes de 55m. Além disso contém várias camadas, com pequenas arvores, arbustos, herbáceas, lianas escaladoras, vinhedos lenhosos e epífitas que crescem no ramo de outras plantas e não são enraizadas no solo ( plantas aéreas ), tais como orquídeas especificas com mecanismos especializados de polinização, que requer uma correspondente diversidade de insetos polinizadores. Essas florestas são também o centro de diversidade de formigas, besouros, répteis, anfíbios, mamíferos, peixes, invertebrados aquáticos, etc.


BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Flores14

BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Foto_v11

BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Foto_p11

BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Mata_a12


Pela unidade da área a produtividade biológica das florestas pluviais tropicais excede a de todos os outros biomas terrestres, sua produtividade fotossintética supera 1000g de carbono fixado por m² por ano ou seja a quantia de árvores ( tronco ) produzidas supera quase que insuperável a não ser pelas florestas pluviais temperadas.
Essa alta produtividade torna o ecossistema da floresta tropical pluvial extremamente vulnerável a perturbação humana.quando devastadas muitos doas nutrientes são carregados nas toras ou virão fumaça, já os solos ficam desprotegidos sofrendo erosão rapidamente.A regeneração completa do solo e do estoque de nutrientes pode levar séculos e na maioria das vezes a paisagem se torna improdutiva em decorrência da degradação do meio ambiente a essa altura “ refém “ de sua própria evolução.


BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Amazon12

BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Queima11

BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!! Querim11
Ir para o topo Ir para baixo
 
BIOMA FLORESTA TROPICAL PLUVIAL........!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» FLORESTA TEMPERADA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Gestao Ambiental :: Disciplinas: Período 1 :: Ecologia :: Biomas terrestres :: Floresta Tropical Pluvial-
Ir para: