Gestao Ambiental
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O CICLO DO NITROGÊNIO

Ir para baixo 
AutorMensagem
moreira




Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/05/2008

O CICLO DO NITROGÊNIO Empty
MensagemAssunto: O CICLO DO NITROGÊNIO   O CICLO DO NITROGÊNIO EmptySex maio 09, 2008 5:05 pm

O CICLO DO NITROGÊNIO
O processo pelo qual o nitrogênio circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio. Este ciclo envolve várias etapas. O nitrogênio alcança o solo sob a forma de material orgânico de origem vegetal e animal. Estas substâncias são decompostas por organismos que vivem no solo. A amonificação, que é a liberação de íon de amônio (NH4+) de compostos nitrogenados é efetuada por bactérias e fungos que vivem no solo. A nitrificação é a oxidação do amônio, com formação de nitritos e nitratos; estas são realizadas por dois tipos diferentes de bactérias. O nitrogênio entra nas plantas quase que totalmente sob a forma de nitratos. No interior delas, os nitratos reduzem-se a amônio. Os aminoácidos são formados pela combinação de amônio com um citoácido (aminação) ou através da transferência de um grupamento amino (-NH2) de um aminoácido para um citoácido, dando origem a outro aminoácido (transaminação). Estes compostos orgânicos retornam subsequentemente ao solo, completando o ciclo do nitrogênio.

O CICLO DO NITROGÊNIO Nitrogen_cycle_EPA

Ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto

O CICLO DO NITROGÊNIO 450px-N-TableImage

Nitrogênio na tabela periódica
A atmosfera comporta a maior parte do nitrogênio (78% desta é composta por nitrogênio), onde se encontra sob a forma de gás (N2). O tempo de residência médio de uma molécula de (N2) na atmosfera é de 10 milhões de anos.
Estima-se que existem 3.9-4.0 x 109 TgN ( TgN = Teragrama de N = 1012 g de N ) na atmosfera.
A Fixação do nitrogênio é o processo pelo qual o nitrogênio gasoso do ar é incorporado em compostos orgânicos nitrogenados, e, assim, introduzido no ciclo do nitrogênio. A fixação deste gás é um processo do qual dependem atualmente todos os organismos vivos, da mesma forma que todos eles s dependem, em última análise, da fotossíntese para obtenção de energia.

Dos organismos fixadores de nitrogênio, as bactérias simbióticas são as mais importantes em termos de quantidades totais de nitrogênio fixado. A bactéria mais comum é do gênero Rhizobium.

As bactérias não simbióticas dos gêneros Azotobacter e Clostridium são capazes também de fixar o nitrogênio. Azotobacter é aeróbico, ao passo que Clostridium é anaeróbico; ambas são bactérias saprófitas comuns encontradas no solo. Calcula-se que elas fornecem provavelmente cerca de 7 quilogramas de nitrogênio por hectare de solo por ano.

O CICLO DO NITROGÊNIO Image009


Assimilação do Nitrogênio por organismo fixador do N2.

O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento, tais como: aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.

Os animais recebem o nitrogênio que necessitam das plantas e de outras matérias orgânicas, tais como outros animais (vivos ou mortos).

Além disso, a deficiência de nitrogênio utilizável constitui muitas vezes, o principal fator emitente do crescimento vegetal.

Os organismos vivos, excetuando-se algumas bactérias e algas não conseguem fixar o nitrogênio diretamente na forma como o encontram no ar. Através de fenômenos eletroquímicos (raios) e fotoquímicos (sol) o ( N2 ), combina-se com o oxigênio e a água da atmosfera, formando os nitratos (NO3-), forma mais utilizada pelas plantas – que se precipitam para o solo.

As plantas dependem do nitrato contido no solo para seu crescimento. Essa forma de nitrogênio inorgânico transfere-se para o organismo animal pela alimentação.

O nitrogênio pode ser fornecido ao solo pela fixação do nitrogênio (incorporação de nitrogênio elementar em componentes orgânicos); pode retornar ao solo quando as plantas ou animais que alimentam de plantas morrem. Este elemento por ser fornecido aos solos agricultáveis também pela forma de fertilizantes sintéticos.

O nitrogênio deve ser frequentemente repostos sobre forma orgânica e inorgânica.

O retorno do nitrogênio à atmosfera é promovido no processo de desnitrificação, realizado por bactérias desnitrificantes, que transformam o nitrato (NO3-), em nitrogênio gasoso ( N2 ).



Selma, Vanessa, Maurício, Moreira e José Brandão.
Ir para o topo Ir para baixo
 
O CICLO DO NITROGÊNIO
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Gestao Ambiental :: Disciplinas: Período 1 :: Ecologia :: Ciclo de Nutrientes :: Ciclo do Nitrogênio-
Ir para: