Gestao Ambiental
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS

Ir para baixo 
AutorMensagem
flaviane




Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2008

INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS Empty
MensagemAssunto: INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS   INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS EmptyQui Mar 13, 2008 6:01 pm

DESERTOS

Deserto é uma forma de paisagem ou região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Apesar de poucas chuvas caírem no deserto, estes recebem águas correntes de fontes efêmeras alimentadas pelas chuvas e neves de montanhas próximas. Formam - se lagos onde a chuva ou águas de degelo no interior de bacias de drenagem é suficiente. Estas áreas deram forma ao ambiente árido ou foram expostas pela erosão. Os desertos também são posições ideais para que artefatos humanos e fósseis sejam preservados por causa do seu clima seco. Como conseqüência ,os desertos tem reputação de serem incapazes de sustentar vidas, comparando – se com regiões mais úmidas, porém, frequentemente abrigam uma riqueza de vida normalmente escondida durante o dia, devido as suas altas temperaturas. A fauna predominante é formada por roedores, répteis e insetos, onde os animais e plantas precisam de quantidade mínima de água para sobreviverem.

A vegetação do deserto enquadra –se em dois padrões de comportamento contrários:

Espécies de vida restrita, estimuladas pelas chuvas imprevisíveis, de crescimento rápido e reprodução acelerada (Oásis).

Seres perenes com processos fisiológicos lentos. Exemplo: Cactos, espécies arbustivas de pequeno porte. A relativa pobreza de vida animal reflete principalmente na baixa produtividade da vegetação .
Os climas desérticos, podem variar de acordo com a suas localizações.

CURIOSIDADES:
Você sabia que o maior deserto do mundo, não é o deserto do SAARA? Mas sim, a Antartica.
Alguns desertos são bem propicios a extração de minerais como: Ferro, Chumbo, Cobre e Zinco.

Há indicios que paisagens deserticas eram encontradas em grande escala na BAHIA.
INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS Desertos1

Alguns dos maiores e mais conhecidos desertos do mundo
Deserto do Saara - Africa
Deserto do Kalahari - Africa
Deserto do Taklamakan - Asia
Deserto do Namibe - Africa
Deserto do Atacama - Chile

A maioria dos principais desertos do mundo são desertos de ventos de comércio que significa: os ventos secos dissipam a tampa das nuvens, que permitem por sua vez , que mais luz solar aqueça a terra. Exemplo: O Saara que viu as temperaturas tão elevadas quanto 56° C, é um deserto de vento de comércio.

Em relação a topografia dos desertos , existem lugares que apesar de estarem fora da linha dos 30° C, são áreas desérticas, devido a perda de umidade que ocorre em outras áreas. Isso faz com que chova em outros locais, deixando áreas de proximidade castigada pela seca.

Mesmo sendo considerado àrido, a aridez sozinha não forma uma descriçao exata do que é um deserto. A diferença está na evaporização, que é uma combinação da perda de água por evaporação atmosferica da água do solo mais a perda de água atraves do processos vitais das plantas (fotossintese). O potencila de evapotranspiração, é portanto, a quantidade de águaque poderia evaporar numa região.

Dito isso, há diferentes formas de desertos: Desertos frios podem ser cobertos por neve, não recebem muita chuva, e a que cai permanece congelada.
A maioria dos deserto não polares, ocorrem porque eles tem pouquissima água. A água tende a refrescar , ou pelo menos moderar os efeitos do clima sobre ele que é abundante.

A areia cobre apenas 20% dos desertos terrestres. Quase 50% das superficies dos desertos são planicies onde a ação eólica expôs o cascalho solto.

A maioria das plantas são tolerantes a seca e a saleinidade, tais como as xerófitas. Algumas armazenam água em suas folhas, raízes e caules.Outras tem longas raízes que penetram até o lençol freático, firmam o solo e evitam erosão. Tem cobertura vegetal espersa, porém, muito diversificada.

Desertos de ventos Contra - Alisios : Ocorre em duas faixas do globo e se formam pelo aquecimento ou junto a região equatorial.

Monção: Sistema de vento com acentuada reversão sazonal. Se desenvolvem em resposta a variações de temperatura entre continentes e oceanos.

Polares: Area de precipitação média. São principalmente, leitos de rochas ou planicies de cascalho e ventos secos.
Ir para o topo Ir para baixo
 
INFORMAÇÕES SOBRE DESERTOS
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Gestao Ambiental :: Disciplinas: Período 1 :: Ecologia :: Biomas terrestres :: Desertos-
Ir para: