Gestao Ambiental
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Gestao Ambiental

Fórum do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, campus Belo Oriente.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 informaçoes sobre a savana

Ir para baixo 
AutorMensagem
nora coelho




Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2008

informaçoes sobre a savana Empty
MensagemAssunto: informaçoes sobre a savana   informaçoes sobre a savana EmptyQui Mar 13, 2008 6:30 pm

SAVANA


A unidade biológica, ou espaço geográfico localizados em áreas fragmentadas e são extremamente frágeis, consiste com característica , em pequenas árvores espalhadas, mas com áreas extensas sem árvores . E são especialmente encontradas em altitudes elevadas do leste da África. Os incêndios e as pastagens representam importantes papeis na manutenção do caráter do bioma de savana, em particularidade nas regiões mais úmidas. Com freqüência quando as pastagens e os incêndios são controlados num habitat de savana a floresta seca começa a desenvolver. A atividade humana tem influência sobre grandes áreas da savana africana. Também estações secas e cada vez mais longas e mais severas, geralmente resultam numa vegetação com uma estatura mais baixas e mais espinhos para proteger as folhas das pastagens. Normalmente a precipitação é de 900 – 1500 mm, por ano mais os três ou quatro mm. A unidade biológica, ou espaço geográfico localizados em áreas fragmentadas e são extremamente frágeis, consiste com característica , em pequenas árvores espalhadas, mas com áreas extensas sem árvores . E são especialmente encontradas em altitudes elevadas do leste da África. Os incêndios e as pastagens representam importantes papeis na manutenção do caráter do bioma de savana, em particularidade nas regiões mais úmidas. Com freqüência quando as pastagens e os incêndios são controlados num habitat de savana a floresta seca começa a desenvolver. A atividade humana tem influência sobre grandes áreas da savana africana. Também estações secas e cada vez mais longas e mais severas, geralmente resultam numa vegetação com uma estatura mais baixas e mais espinhos para proteger as folhas das pastagens. Normalmente a precipitação é de 900 – 1500 mm, por ano mais os três ou quatro mm.

informaçoes sobre a savana Savana

Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo. Isso porque a definição de bioma varia de autor para autor. Mas, em geral, são citados 11 tipos de biomas diferentes que costumam variar de acordo com a faixa climática. Por exemplo, o bioma de floresta tropical no Brasil é semelhante a um bioma de floresta tropical na África devido a ambos os locais se situarem na mesma faixa climática. Isso significa que as fitofisionomia, o clima, o solo e a altitude dos dois locais é semelhante, muito embora possam existir espécies em um local que não existem no outro.

Os biomas são: florestas tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, bioma mediterrâneo, prados tropicais ou savanas, florestas temperadas de coníferas, desertos quentes, prados temperados, florestas tropicais secas e desertos frios. Existem ainda, os sistemas mistos que combinam características de dois ou mais biomas.

Cerrado é o nome dado às savanas brasileiras caracterizadas por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, e pode ser classificado como cerradão, cerrado típico, campo cerrado, campo sujo de cerr

A perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas é chamada transpiração. A folha está em contato com o solo através de seu sistema vascular. O vapor de água sai da folha pelos e

As Savanas são vegetações típicas de locais com estação seca bastante longa, queimadas constantes, e em regiões de clima tropical como transição para outros tipos de biomas (no Brasil, faz transição com todos os outros biomas exceto os pampas).

Caracterizada basicamente por uma vegetação de gramíneas (herbácea) e arbustos, a savana possui uma vegetação bastante resistente ao fogo. As gramíneas apresentam folhas compridas que aproveitam ao máximo as chuvas e rizomas resistentes à seca.

Podemos classificar a savana em quatro tipos diferentes de acordo com a presença de árvores ou não, ou ainda, dos tipos de vegetais.

Chama-se de savana arborizada aquela em que a quantidade de árvores é bastante expressiva, e arbórea, aquela que apresenta um certo número de árvores, porém, de maneira esparsa. A savana arbustiva é a savana sem presença de árvores, mas, com presença de arbustos, e a savana herbácea é aquela que possui só vegetais do tipo das gramíneas.

As árvores da savana possuem os troncos espessos e duros. Algumas delas armazenam água em seus trocos inchados, como o baobá e as árvores-garrafa. A maioria das árvores da savana apresenta a copa achatada. E as principais árvores da savana, além das já citadas, são as acácias.

Muitas vezes a vegetação da savana é determinada mais por características do solo do que por condições climáticas. É o caso das regiões com solos arenosos ou muito rasos que não permitem o desenvolvimento de uma vegetação de alto porte. O mesmo ocorre com solos pobres em nutrientes ou muito rígidos. Mas, é claro, que nenhum desses fatores age sozinho. A simples falta de nutrientes não justifica a ausência de árvores de grande porte, do contrário, não haveria a Floresta Amazônica, por exemplo (esta existe em solo pobre de nutrientes através da ciclagem rápida e extremamente eficiente dos nutrientes devido às condições de umidade e temperatura).

As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo que em cada região ela apresenta alguma peculiaridade.

A savana brasileira e a australiana possuem como principal diferença da savana africana, a inexistência de animais de grande porte como os elefantes, muito embora ainda possuam exemplares extremamente grandes como a anta brasileira que é o maior animal terrestre das Américas podendo chegar a até 2 metros e 300 quilos, ou o canguru marrom australiano.

Na savana africana pode ser encontrado o maior animal terrestre do mundo, o elefante, assim como o mais alto, a girafa, e o maior predador terrestre, o leão. Todos eles são remanescentes da Megafauna (fauna composta por animais gigantes) que habitou a região (Gondwana) durante os períodos do Pleistoceno e Holoceno e foram extintas em todas as regiões do mundo exceto na África.





1º Período de Gestão Ambiental 2008.
Alunos: José Maria Mota do Santos
Priscila Mafra
Leidiana Rodrigues
Iraides Maisa
Noraneidy Gomes Coelho
Ir para o topo Ir para baixo
 
informaçoes sobre a savana
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Gestao Ambiental :: Disciplinas: Período 1 :: Ecologia :: Biomas terrestres :: Savana Tropical-
Ir para: